segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estresse


Efeitos físicos, danosos e persistente.
O stress é uma resposta natural do organismo, produzida na tentativa de se adaptar às pressões da vida pessoal ou profissional.

O stress pode ser positivo quando exerce uma ação estimulante maximizando o desempenho do indivíduo, mas no caso em que o estímulo gerado pelas pressões for muito intenso, produz medo ansiedade e perda de controle emocional e neste caso trata-se de stress negativo.

A personalidade do indivíduo determina as estratégias pessoais que devem ser adotadas para contornar e controlar as situações estressantes do dia-a-dia.

Os efeitos físicos. danosos do estresse persistente:

Aumento da pressão arterial
Maior risco de derrame
Maior susceptibilidade a infecções
Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação
Desordens alimentares, ganho ou perda excessivos de peso
Resistência à insulina que está associada ao diabetes tipo 2, e exacerbação do diabetes
Dor de cabeça do tipo tensional
Insônia
Diminuição do desejo sexual e impotência temporária nos homens
Exacerbação da tensão pré-menstrual
Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória
Exacerbação de lesões de pele, como por exemplo, à acne.

O estresse libera substâncias endógenas (produzidas pelo próprio organismo) chamadas catecolaminas, que promovem a elevação da frequência cardíaca e, em paralelo, o aumento no tônus (resistência) vascular, levando a um incremento na pressão arterial. Entre as catecolaminas mais comuns está a adrenalina.

Se você é uma vítima desse mal, Relaxe através de técnicas específicas, como exercícios de respiração profunda, prestando atenção na respiração e respirando profunda e lentamente; relaxamento muscular, em uma posição confortável concentre-se em cada parte do corpo e sinta os músculos se relaxando totalmente; meditação; e massagem.

É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.

A Massagem Relaxante é uma ótima indicação para o estresse por aliviar as tensões e diminuir a ansiedade!!

"PREVINA-SE, RECUPERE-SE, TENHA UMA VIDA SAÚDAVEL."



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